COMO VERIFICAR AS MEDIDAS DO SEU CORPO




Tirar as medidas é muito simples, basta colocar a fita métrica nas partes indicadas, sem apertar e sem deixar folga, deixando-a rente ao corpo.
 
Para ajudar neste processo, use um espelho grande para poder acompanhar a linha da fita métrica.

 
Saiba como tirar as medidas do corpo:
 
Busto – contorne o tronco passando a fita métrica no busto, na altura do mamilo. Tome cuidado para a fita estar toda na mesma altura, sem escorregar nas costas.
 
Cintura – contorne a cintura na medida mais fina. A cintura fica mais ou menos a dois dedos acima do umbigo.
 
Cintura baixa – (é uma medida complementar) meça o contorno da cintura baixa e anote o valor. Meça a altura da cintura baixa, partindo da cintura até o ponto no qual foi medido o contorno desta medida complementar.
 
Quadril – contorne o quadril na parte mais larga do bumbum. Em geral, 20 cm abaixo da cintura. O quadril não é onde fica o cós da sua calça super baixa – esta é chamada cintura baixa.
 
Culotes/Coxas - com as pernas juntas, passar a fita métrica abaixo da dobra do glúteo; ou então medir apenas uma de cada vez na mesma zona.

 
Outras medidas:
 
Largura das costas - podemos considerar duas medidas: Costas de ombro a ombro: meça do osso no final de um ombro até o osso do outro ombro; ou Costas cava a cava: levante os braços na altura dos ombros e observe onde fica o início da dobra que vai em direção à axila – esta é a cava. Meça de uma cava à outra.
 
Altura do busto - posicione a fita métrica na lateral do pescoço (onde se encontram ombro e pescoço) e meça até o mamilo.
 
Altura da cintura - posicione a fita métrica na lateral do pescoço (onde se encontram ombro e pescoço) e meça até a cintura.
 
Altura do quadril - posicione a fita métrica na cintura e meça até a parte mais larga do bumbum, onde foi medido o contorno do quadril.
 
Altura do joelho - posicione a fita métrica na cintura e meça até o joelho dobrado.
 
Altura do tornozelo - posicione a fita métrica na cintura e meça até o osso do tornozelo. Comprimentos de calça variam de acordo com o modelo, e podem cobrir o sapato, com salto ou sem. Neste caso, tire a medida com o sapato que irá usar. O mesmo vale para saias e vestidos longos – tire a medida com o sapato que irá calçar na festa.
 
Largura do ombro - posicione a fita métrica na lateral do pescoço (onde se encontram ombro e pescoço) e meça até o osso no final do ombro. Se você está usando uma camiseta que tem a costura da manga mais caída, ignore. Seu ombro termina no osso, e depois disso começa o braço.
 
Comprimento do braço - meça do osso onde termina o ombro até o osso do pulso. Tire esta medida com o braço dobrado, colocando a palma da mão no umbigo.
 
Fonte: Louise Raulik Cyrino - designer de moda e interiores, professora de desenho de Moda, Modelagem e Moulage da Faculdade Camões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, mas deixe o seu E-MAIL para que possamos lhe responder.

La Garimparia
lagarimparia@gmail.com